top of page

CONVITE

​

Café Concerto – "Dar voz aos Séniors"

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA COMBA DÃO

​

“Novo ano, vida nova”, é aquilo que o nosso povo diz, esperançado em melhorar o que está mal e nós, Universidade Sénior, poderemos aproveitar este saber popular para seguir esse caminho e cimentar a pretensão de todos (dirigentes, professores e alunos) de manter a excelente harmonia dos anos anteriores.

Neste ano letivo 2016/2017, iniciado no passado dia 19 de setembro, preparamo-nos para os novos desafios. 

Apesar de iniciado este percurso, o número de alunos torna-se cada vez mais interessante continuando

abertas as inscrições.

Os novos ensinamentos são transmitidos por professores competentes que de alma e coração se dedicam a esta causa tão nobre, proporcionando-nos bem-estar, boa disposição e troca de conhecimentos.

Oficializando este novo ano letivo, foi organizado um jantar convivio no “Solar do Morgadio”, em Rojão Pequeno, realizado no dia 1 de Outubro “Dia Internacional do Idoso” , com a participação  de música clássica do século XVIII pelo grupo “Be Flat” de Santa Comba Dão. Por gentileza do Centro Cultural do Rojão Grande, a USSCD foi convidada a assistir a uma peça de teatro que teve lugar logo a seguir, nas instalações daquela instituição, gesto que publicamente aqui se agradece.

 Não poderá passar despercebido, contudo, o registo de lamento por não ter sido feita qualquer referência à UNIVERSIDADE SENIOR DE SANTA COMBA DÃO na informação noticiosa deste acontecimento transmitida de seguida já à população, quando foi ela a mais participativa neste evento, facto que tenta desvalorizar-se, considerando isso como tendo sido um mero lapso. Os registos fotográficos existentes e a memória dos presentes falarão por si, e documentarão para a posteridade a colaboração que a UNIVERSIDADE SENIOR DE SANTA COMBA DÃO aqui teve e quer ter sempre, em prol das gentes do seu concelho, especialmente as mais idosas e carenciadas.

CONTEM CONNOSCO.  SEMPRE!...

​

USSCD

​

Ano Letivo 2016/2017

​

Após reunião de professores e alunos, nas instalações da Universidade Sénior, no dia 17 de setembro, reabrimos no passado dia 19 do mesmo mês. Até hoje (12/10/2016) as aulas têm decorrido com normalidade. Foram admitidos novos alunos e outras disciplinas de cariz educativo

                                        USSCD                                      

 

FÉRIAS DE VERÃO

​

Após um ano de várias atividades, todas elas no âmbito educacional e de entretenimento, a Universidade Sénior de Santa Comba Dão vai dar início às habituais férias relativas ao ano letivo de 2015/2016, a partir do próximo dia 14 de junho.

 Durante as férias, vamos ter saídas com o nosso grupo musical, com uma atuação a

 18 de junho em São Joaninho e outra a 02 de julho em Treixedo.

Analisando o ano letivo apraz dizer que tivemos um percurso proveitoso pela recetividade por parte dos alunos e seus professores.

 

USSCD​

​

​

A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA COMBA DÃO…

…E O “DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO”

​

Neste sair para a rua e ir ao encontro da nossa população, a USSCD continua no seu trabalho de autentica interacção e aproveitou o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO para demonstrar isso mesmo. O tema “alimentação”, se é deveras importante para todos nós, para a faixa etária que envolve os seniores merece cuidados acrescidos, e terá sido por isso mesmo que os responsáveis pela Universidade - professores Marlene e Daniel, idealizaram o cenário que não poderia ser melhor do que um local onde as refeições são uma constante. Assim, o restaurante da nossa cidade “Sabores Campestres” aderiu a este projecto, faltando para seu complemento um outro “parceiro”, que convidado para tal aderiu de braços abertos querendo dar igualmente o seu contributo. Estamos a referir-nos à “Farmácia Carrilho”, também de Santa Comba Dão, que pela voz da sua Directora Técnica e responsável Drª Maria João Carrilho, promoveu no espaço referido uma aula aberta para os professores e alunos que ali estiveram e que se estendeu a outros cidadãos presentes. Nesta aula aberta muito se ficou a saber, num alarme às asneiras que todos nós vamos fazendo e que é preciso travar, para que o nosso corpo, o nosso peso, a nossa disposição e principalmente a nossa saúde possam agradecer-nos. Fazendo nossa a informação prestada pela Dr.ª Maria João Carrilho, ali se ficou a saber, por exemplo, que no nosso país, 24% da população é obesa e 59% tem excesso de peso, e que entre 30% e 50% das crianças portuguesas, elas podem ficar obesas na idade adulta, para além de muitas outras indicações para se poder fazer alimentação saudável, e prevenir doenças por todos nós conhecidas e que normalmente só nos preocupam deveras, quando “batem à nossa porta”. Muita atenção, portanto! A pensar em tudo isto, as Nações Unidas instituíram em 1981 o Dia Mundial da Alimentação, como uma forma de consciencializar a população de que é preciso manter informação em questões de nutrição e alimentação para manter a saúde em dia e é comemorado em 16 de Outubro em mais de 150 países ao redor do planeta, e esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Terminando este apontamento, aproveitamos o ensejo para agradecer a disponibilidade e ensinamentos da Drª Maria João Carrilho que teve ainda a amabilidade de no final distribuir lembranças e literatura informativa aos participantes, ficando igualmente o agradecimento aos responsáveis do “Sabores Campestres” que obsequiaram quem se deslocou ao seu espaço com um pequeno-almoço enquadrado nas regras enunciadas. MUITO OBRIGADO A TODOS!...

 

 USSCD

​

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA COMBA DÃO

​

Atenta ao ambiente em que se encontra inserida e querendo desfrutar da dupla comemoração em dia especial – 1 de Outubro de 2015 – uma vez mais os professores e alunos desta instituição, foram até à rua para participar no “ DIA INTERNACIONAL DO IDOSO” e no “DIA MUNDIAL DA MÚSICA”.

Poderia ficar indiferente, sim, mas porque se trata de uma instituição direcionada para a idade sénior e que ministra diversas disciplinas entre as quais a música, outra coisa não seria de esperar do que ir ao encontro da população a que pertence, procurando diverti-la e divertir-se, começando por aceitar o convite formulado pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão e que se agradece.

E foi ali ao lado, no Largo do Município em Santa Comba Dão, que à tarde iniciou as actividades deste dia, onde os participantes da classe de música interpretaram vários temas do seu vasto reportório, perante uma plateia diversificada mas constituída essencialmente por outros séniores das várias instituições do nosso concelho e que do mesmo modo participaram.

Neste abraço à população, a atividade não se ficou por aqui e para a noite estaria reservado outro ponto alto, aquele em que professores e alunos, sentados à mesma mesa no restaurante “Segredos Campestres”, da nossa cidade, deram azo a nova demonstração da amizade que a todos une, para, como que num qualquer café concerto, degustassem a refeição escolhida e magnificamente elaborada e voltassem a interpretar outros temas que vêm preparando. Para além da música, vários poetas portugueses foram lembrados e também ali, naquele espaço tão simpático, alguns poemas foram declamados por alunos e professores, salientando-se o facto de alguns dos poemas apresentados terem sido da autoria de professores presentes. Cabe também aqui, o agradecimento aos responsáveis do restaurante pela cedência do espaço.

Com a noite já adiantada e algum pesar por ver aproximar-se o final de um momento tão especial, havia que terminar esta dupla comemoração que a todos agradou sobremaneira. Deixou indicações muito claras de que esta forma de estar com o nosso povo, poderá ser sinónimo de mais iniciativas a ter em conta dentro do plano de atividades a que a USSCD (Universidade Sénior de Santa Comba Dão) se propõe levar a cabo neste ano letivo 2015/2016.

Vontade não falta e daí a nossa chamada de atenção para a população em geral, para que vá estando atenta e pronta a receber dos professores e alunos desta Universidade o abraço fraterno através dos trabalhos que pretendem apresentar, baseados, em grande parte, na experiência que a vida lhes vai dando.

               

Para todos o nosso MUITO OBRIGADO!...

 

 USSCD

​

O ANO LETIVO CHEGOU AO FIM

​

Com alguma saudade já estampada nos rostos, professores e alunos da USSCD reuniram-se em “trabalho de final de ano” no espetáculo anunciado e projetado para o Largo Salazar, em Santa Comba Dão, no passado sábado dia 20 de junho. Mas de saudade, falaremos mais para diante!

Do espetáculo, fica-nos a imagem de um serão muito agradável, em fim de dia que conseguiu juntar no espaço escolhido um número apreciável de interessados, onde se destacava o Presidente da edilidade Dr. Leonel Gouveia e os Vereadores Dr. João Tomás e Eng. Mário Silva, todos desejosos de ver a arte representativa do grupo de pessoas que se preparou para o mesmo. Tivemos teatro, a música aliou-se, e atendendo aos condicionalismos impostos pelo local, tudo se fez com o empenho a que os intervenientes nos vêm habituando. Ah, um obrigado também ao S. Pedro pelo bom tempo com que quis distinguir o evento. A respeito deste local, fica ainda um agradecimento muito sincero ao Sr. Manuel Lopes Fernandes (simpaticamente conhecido por Manuel do Anibal), pela cedência do espaço por onde desfilaram os “artistas”.

Bem perto do palco improvisado, houve lugar depois à confraternização e aí, sim, foi o momento para professores e alunos exteriorizarem o sentimento que os une e que tem vindo a ser demonstrado ao longo do tempo. E tem sido esta amizade entre todos que tem sido a promotora da saudade, a tal saudade de que falávamos no início. Mas que bom é tê-la, que bom é criá-la, porque se não existisse, era sinal evidente de que o tempo passado era tempo perdido. Isto é demonstrativo de que nesta instituição (USSCD), inércia é palavra desconhecida, banida mesmo da mente de todos.

E foi nesses momentos que o adeus se aproximou, não sem antes que todos pudessem aproveitar a quadra dos santos populares para se divertir. Os alunos aproveitaram para obsequiar os seus professores com lembranças elaboradas por si, num gesto simples de lhes dizer o quanto estão gratos pela sua disponibilidade e ensinamentos. Essa imagem ficará também retida na memória de todos, desejosos que o novo ano letivo não demore, pois o certo é que a experiência disse ser sempre bom e muito importante existirem AMIGOS assim!

Nesta autêntica “queima das fitas” de alunos séniores com alguns professores a comungar do momento, foi lembrado o público, que foi parte importante neste processo sócio/cultural ao qual se está agradecido e a quem se promete um novo ano com muita atividade e muitas surpresas em jeito de, numa forma simples, dizer a todos MUITO OBRIGADO E QUE PODEM CONTINUAR A CONTAR COM A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA COMBA DÃO!...

​

 USSCD

​

​

 

CONVITE

 

Inserido no âmbito de intercâmbio com outras Universidades Séniores, o aluno Nuno Feijão da Universidade Sénior de Tomar vai estar entre nós para nos fazer a apresentação do livro ”Histórias e Memórias”, de sua autoria, marcada para o próximo dia 2 de Junho, na esplanada Chorão, em Santa Comba Dão, estando o início da mesma previsto para as 14,30H.

 

A Universidade Sénior de Santa Comba Dão (USSCD) congratula-se com este evento e apela à população para que aproveite a oportunidade de apreciar e debater este trabalho.

 

USSCD

​

JÁ TEMOS O NOSSO ”SITE”

​

Através do trabalho conjunto dos professores de informática Miguel e Marlene e de vários alunos, a Universidade Sénior de Santa Comba Dão viu recentemente enriquecido o seu “património”, com a criação do site na internet.

Virada para o mundo, esta “janela” procura levar ao conhecimento de quem o pretenda, da vida desta instituição do nosso concelho, onde as gerações se cruzam misturando conhecimentos, adquiridos, muitos deles, pela experiência da própria vida.

Neste site poderemos ter acesso a notícias, fotos, vídeos e outras informações em que se incluem, por exemplo, contactos telefónicos de utilidade pública tais como as farmácias de serviço no concelho e no país, serviços de saúde e municipais, forças policiais e outros.

O facebook também se associou a este evento, através da comunicação que foi distribuída já, dizendo bem da força de vontade que está vincada em todos os que se prezam de fazer parte da USSSD (Universidade Sénior de Santa Comba Dão), desejosos de que ela seja sempre e cada vez maior e melhor.

Tido como sendo o marco de lançamento deste meio de comunicação, o dia 23 de Abril de 2015 passou a dizer que através do contacto - http://seniorscdao.wix.com/seniorscdao - poderemos ter o acesso a tudo o que resumidamente aqui foi dito e a muito mais, acreditando que a partir de agora o interesse dos internautas e da população em geral passará a aumentar também, se desejosos de acompanhar com mais proximidade o percurso desta Escola tão importante.

 

 USSCD

 

VISITA À BARRAGEM DA AGUEIRA

​

Qual viagem de estudo lembrando os idos tempos da escola, alunos e os professores Marlene, Daniel e Bruno, da USSCD, deixaram o espaço habitual que frequentam e foram ao encontro do desconhecido para a maioria dos participantes, rumando em direção à Barragem da Aguieira.

Na verdade, aquele “monstro” de betão aqui bem perto de nós e considerado como sendo uma das “fronteiras” entre os distritos de Viseu e Coimbra, encerra segredos no seu interior que os nossos olhos não vêem sempre que por lá passamos e tantas terão sido as vezes em que isso acontece.

Numa gentileza da EDP, que muito se agradece, os participantes nesta visita usufruíram do acompanhamento e consequentes explicações do funcionário daquela empresa -Sr. Braga, que através de uma explanação muito completa se ficou a saber de curiosidades importantes ligadas a estas estruturas. Também para o Sr. Braga, fica o nosso reconhecimento pelas magníficas explicações que deu e ainda pela paciência e simpatia demostradas.

E da visita se ficou a saber também que esta barragem é igualmente conhecida por Barragem da Foz do Dão, e se situa no leito do Rio Mondego, a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do Rio Dão, nos limites do concelho de Penacova, no Distrito de Coimbra, e do concelho de Mortágua, no Distrito de Viseu, nas freguesias de Travanca do Mondego e Almaça respectivamente. Concluída no ano de 1979, entrou em funcionamento no ano de 1981. Há quem defenda que devido à extrema proximidade do paredão da barragem em relação à aldeia submersa Foz do Dão, a barragem deveria ser denominada de “Barragem da Foz do Dão”, numa homenagem ao que foi submerso pela albufeira.

Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contrafortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura acima da fundação e o comprimento do coroamento é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de energia hidroeléctrica, a irrigação agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do Baixo Mondego. A sua albufeira estende-se pelos concelhos de Penacova, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, correspondendo a uma área inundada de 2 000 hectares e a uma capacidade total de 423 000×10³ m³. Através da albufeira, estabelece-se o fornecimento de água aos municípios vizinhos, designadamente à cidade de Coimbra.

Para além de tudo o que para trás fica dito, sabe-se também que com algumas restrições, nas suas águas se desenvolvem várias actividades de recreio e lazer, tais como a pesca, banhos e natação, navegação à vela e a remos, pelo que não é de admirar a alta afluência de pessoas que a ela se dirigem.

O encerramento da visita neste dia 17 de abril de 2015, foi coroado com o almoço que se seguiu num restaurante de Penacova e que serviu para prolongar por mais algum tempo a boa disposição de todos os participantes. A vitalidade desta Universidade não pára e muito mais está para acontecer. Há que aguardar, apenas!...

 

USSCD

 

Vestidos de Chita

 

A Universidade Sénior participou no 5º concurso dos vestidos de chita realizado no domingo dia  26 de abril 2015, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão.

Neste evento organizado pelo Município de Santa Comba Dão, participaram a U.S.S.C.D.  juntamente com outras instituições nomeadamente o Jardim  de Infância e Creche da Santa Casa da Misericórdia e outras crianças a título pessoal. No desfile concorreram na categoria B, 9 alunas da nossa Universidade, com vestidos de chita em que foram contempladas, com 1º, 2º e 3º prémios.

A prestação da nossa Universidade não se ficou por aqui. Relevante foi também a função atribuída no campo da apresentação, que esteve a cargo de  alunos,  cujo trabalho mereceu de igual modo, referências positivas por parte do público presente, que agradavelmente nos ovacionou sendo reconhecidos méritos por parte do Presidente da Câmara e demais autarcas.

Esperamos participar no concurso do próximo ano.

Até lá o nosso obrigado!!

​

USSCD

 

INTERNET MAIS SEGURA


A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, no dia 25 de evereiro, em parceria com a Microsoft, Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, realizou ação de sensibilização no âmbito da Internet Mais Segura, para cerca de 30 pessoas, sendo a maior parte alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão.
Os presentes foram consciencializados para os perigos da utilização negativa da internet e sensibilizados para os cuidados a ter quando estão on-line.
Foram informados da forma como podem utilizar a Internet nas suas diversas dimensões com segurança e alertados para comportamentos suspeitos e situações do mundo real onde esses princípios não foram respeitados.
Para finalizar, foram abordados os temas do bullying, cyberbullying e utilização correta das redes sociais.

​

​

​

​

UNIVERSIDADE SENIOR DE SANTA COMBA DÃO

 Dia Mundial do Teatro, Cineteatro Municipal Messias, da Mealhada

 

Inserido no plano e atividades desta associação, alguns alunos e os professores Marlene e Daniel deslocaram-se à Mealhada para assistir ao ”Encontro de Teatro Rutis/Cades”, no dia 27 de março último, Dia Mundial do Teatro, que decorreu no Cineteatro Municipal Messias, da Mealhada.

Numa organização conjunta da associação anfitriã Cades (Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social), e da Rutis (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), assistimos a um desfilar de várias peças de teatro interpretadas por grupos de outras universidades congéneres de Estarreja, Gavião, Moimenta da Beira, Santarém, Sines e Mealhada, antecedido pelo uso da palavra dos representantes das instituições organizadoras.

E neste desfilar teatral interessantíssimo, foi notória a vontade demonstrada por todos os atores, de fazer inveja a gente mais nova e dizendo ser sempre possível pôr à prova as suas capacidades, mostrando que a idade mais avançada é só isso mesmo – idade mais avançada!

Falando um pouco dos organizadores, foi através do Núcleo de Educação/Formação da Cades (tem ainda como núcleos de intervenção os de Social/Saúde, Fitness/Desporto, Cultural/Artístico, Comunicação e Gastronómico), que levou em 2012 à criação de uma Universidade Sénior e que funciona desde então para mais de 100 alunos e cerca de 30 formadores voluntários com aulas que se dividem em três polos distintos: Mealhada, Luso e Pampilhosa. A Rutis (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) tem sede em Almeirim e é uma Instituição de Utilidade Pública que promove o envelhecimento activo e representa as universidades seniores portuguesas. Tem actualmente 236 UTIs como membros que representam 38.000 alunos e 4.500 professores voluntários. Noutros projectos de envelhecimento activo tem 120 seniores participantes e 15 voluntários. A Rutis é membro do Conselho Económico e Social do Estado Português e a única instituição nacional com acordo com o estado para a promoção do envelhecimento activo e representativa das Universidades seniores.

Como balanço deste Encontro de Teatro e para a nossa Universidade, ficaram retidas imagens muito importantes, não só para os elementos que fazem parte também do seu grupo de teatro como para os restantes, já que se tratou de um momento de convívio enriquecedor, especialmente pela partilha de experiências.

Este passeio/convívio terminou com uma visita guiada à mata do Buçaco, onde os técnicos encarregues do acompanhamento iam dando explicações acerca das espécies interessantes e raras que proliferam por aquele espaço tão importante do nosso país. Também o Convento dos Carmelitas Descalços, paredes meias com o Palácio Hotel do Buçaco foi outro alvo da visita, e que mereceu do mesmo modo, a atenção de todos.

A Universidade Sénior de Santa Comba Dão tem programadas outras actividades que a seu tempo serão divulgadas e que mostrarão a vitalidade de todos os envolvidos neste projecto de tão grande alcance social.                                                                                                       

 USSCD                                                                                                       

​

A IDADE FAZ PARTE DA VIDA, E VELHOS…SÃO OS TRAPOS!

​

Quando as vontades se conjugam, o resultado não pode ser outro que não o da satisfação do dever cumprido.

Foi por isso que, dentro do espírito de solidariedade que a caracteriza e seguindo uma das normas que a regem de querer assumir-se como sendo “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos num contexto de formação ao longo da vida”, a USSCD –Universidade Sénior de Santa Comba Dão se deslocou ao Centro Social e Paroquial de Couto do Mosteiro para mais um convívio com os seus utentes/clientes.

Nesta conformidade e sabendo todos nós que a música tem o “condão” muito especial de transmitir alegria e boa disposição, os alunos que integram essa classe abraçaram a ideia e procuraram encantar quem os ouviu na tarde escolhida do pretérito dia 20 de Março.

Com as idades muito próximas entre si, tanto os visitantes como os visitados, em perfeita sintonia, deram um brilho muito importante àquela Instituição de Solidariedade Social que merece também este tipo de estímulo quando se pretende fazer o melhor acompanhamento possível a todos aqueles que vão seguindo o caminho das suas vidas pensando ser já a “recta final”, e promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos (as) mais idosos (as).

Não se deseja este pensamento negativo, antes pelo contrário! Todos somos úteis à sociedade enquanto cá andarmos e se as limitações físicas impuserem as suas leis, há que nos ajudarmos mutuamente para suavizar as tristezas próprias deste estado de espírito. É por isso que a Universidade Sénior de Santa Comba existe, e é por isso também que esta instituição se propõe colaborar em tudo aquilo que aos de mais idade, especialmente, diga respeito.

Deste dia maravilhoso, realça-se ainda para terminar, o lanche magnífico que foi servido no final e partilhado por todos, com o agradecimento natural pelo repasto e pelo convite endereçado, que certamente marcará pela positiva a história de ambas as instituições.  

               

Estamos todos de parabéns!...

 

                                                                                              Classe de Música da USSCD

bottom of page